- Bacia do Uruguai: É formada pelo rio Uruguai e seua afluentes, sendo o mais extenso do estado formado pela junção dos rios Pelotas e Canoas, tendo como característica um rio de planalto.
Na época das cheias torna-se navegável em grande extensão, com a construção de barragens, paralelamente ao aproveitamento do seu potencial hidrelétrico. - Bacia Atlântica: Na realidade é um conjunto de bacias hidrográficas que possuem em comum o fato de suas águas correrem em direção ao oceano. O rio Jacuí é o mais importante da bacia e do estado, sendo um rio de planície, navegável por barcos de porte médio e pequeno. Deságua no lago Guaíba, onde o mesmo possui ampla ligação com a Laguna dos Patos, que por sua vez se comunica com o oceano Atlântico através do canal de Rio Grande.
Além dessas divisões obtemos subdivisões na qual possui um rio principal como sua fonte de distribuição de águas. Atualmente temos 21 subdivisões (Bacias Hidrográficas): Alto Jacuí, Apuae-Inhandaua, Baixo Jacuí, Caí, Camaquã, Gravataí, Guaíba, Ibicuí, Ijuí-Piratinim-Icamaquã, Litoral Médio, Mampituba, Mirim-São Gonçalo, Pardo, Passo Fundo Várzea, Quaraí, Santa Maria, Sinos, Taquari-Antas, Tramandaí, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo e Vacacaí-Vacacaí Mirim
terça-feira, 13 de julho de 2010
Bacias Hidrográficas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito tri hsushuashua
ResponderExcluir